Barra Nova – conheça esse lindo balneário de São Mateus

3

Barra Nova é um pequeno balneário em uma das pontas da Ilha de Guriri, em São Mateus. No local, o Rio Mariricu encontra-se com o mar e forma uma linda praia para se tomar banho.

As águas são mornas, as areias são largas e o rio cria uma correnteza bem gostosa para boiarmos e sermos levados – mas com segurança.

Barra Nova tem uma boa infraestrutura de bares, posadas e restaurantes, ao mesmo tempo que permite você escolher uma área bem isolada para aproveitar o rio e o mar com poucas pessoas ao redor.

Há ainda passeios de barco pelo manguezal e pelo rio, uma boa área de pesca e pedalinho para curtir ainda mais a região.

Continue lendo para saber como chegar até lá e para ter uma noção da beleza que é esse balneário de São Mateus.

Como chegar em Barra Nova, São Mateus

Para chegar de carro até Barra Nova, só existe uma opção: você deve ir até Guriri – confira no link o nosso post que falamos sobre diversas atrações desse outro balneário de São Mateus – e então seguir pela ES-010 para o Sul até encontrar a praça da entrada de Barra Nova.

A ES-010 fica no começo de Guriri, à direita, 400 m após passar pela ponte sobre o Rio Mariricu. Lá há uma placa bem grande indicando a direção para o balneário.

Estando em Guriri, existem diversas outras maneiras de pegar a ES-010. Por exemplo, pegando a principal avenida no centro que corta o bairro paralelamente à praia (Av. Esbertalina Barbosa Darmiani), seguindo em direção ao Sul e virando à direita na placa da Casa Invertida (vamos falar sobre ela em outro post). Logo após passar pela casa, é só pegar a rodovia ES-010 à direita.

Veja no mapa abaixo a localização de Barra Nova e o caminho a se percorrer de Guriri até lá.

Seguindo pela rodovia, você irá passar em uma estrada de terra batida, mas bem conservada, sem buracos, e que permite dirigir tranquilamente a 60 Km/h. Ao longo da estrada, do lado esquerdo ficam as propriedades que estão na beira do mar, e do lado direito alguns sítios que são banhados pelo Rio Mariricu. Veja no final do texto mais informações sobre essa rota e seu potencial turístico.

Após 25 Km de estrada, chega-se à praça de recepção do balneário. À direita está a área urbanizada do local, onde tem mais infraestrutura e espaço para você tomar banho diretamente no rio, e à esquerda está a praia e a área de Barra Nova onde você toma banho no encontro do mar com o rio.

Veja mais sobre esses dois locais a seguir.

Barra Nova está a 240 Km de Vitória, percurso que pode ser feito em 4 h pela BR-101, a depender do trânsito que você pegar na estrada.

O encontro do rio com o mar em Barra Nova

Não sei se você já tomou banho de rio, mas achamos a maior delícia ficar boiando e deixar as águas te levarem… <3

E se você estiver em um ambiente controlado, raso, com areias em volta e com a temperatura da água de morna para quente, fica mais perfeito ainda!

Isso é Barra Nova! Banho de rio direto nas areais do mar. Essa parte próxima ao oceano possui uma área bem fechada, onde o Rio Mariricu faz sua última curva, e a correnteza te leva com tranquilidade até uma parte mais rasa. Nós e vários outros banhistas ficamos por muito tempo nos divertindo nesse circuito delicioso.

Apesar dessa correnteza, em outra área ao lado, a água é mais calma pois é formado um grande poço, dando tranquilamente para crianças tomarem banho.

A maior atenção que você deve ter ao se banhar no local é com as águas-vivas! Vimos umas duas nessa região, passeando ao sabor da corrente bem onde estávamos minutos antes, e em áreas mais afastadas havia mais. Ali é o habitat delas, então fique de olho para que seus tentáculos não encostem em você.

Se esse infeliz acidente acontecer, lave a área atingida com água do mar, mas sem esfregar as mãos na área afetada – muito menos coce, nem use água doce, álcool ou urina -, aplique vinagre para neutralizar um pouco a toxina e, se a situação piorar, procure atendimento imediatamente com um guarda-vida local ou em uma unidade básica de saúde, um pronto atendimento ou um hospital próximo. Fonte: Dráuzio Varella.

Lá tem muita areia e muita água, dando espaço para todos se divertirem. Fomos em um fim de semana bem quente de Verão e mesmo assim estava bem tranquilo para todos escolherem seus lugares.

E o visual, hein? A configuração de mar, areais e rio criam uma linda paisagem! Colocamos a nossa cadeira de praia dentro do rio e ficamos curtindo e relaxando nesse ambiente…

No meio da água, há ainda um banco de areia. A depender do nível da maré, você pode caminhar sobre ele e, visto de longe, dá a impressão que você está caminhando sobre as águas. Um ótimo lugar para ficar deitado dentro do rio, bem quieto e isolado.

Do outro lado da margem também é São Mateus, mas não descobrimos o nome do vilarejo. Para chegar até lá, você pode dar uma nadadinha bem curta – eu pelo menos não consegui achar um ponto em que desse para atravessar somente caminhando -, pegar um barco em outra parte de Barra Nova – falamos dessa parte mais abaixo – ou ir de carro a partir de Urussuquara, que está uns 15 Km mais ao Sul.

De infraestrutura, essa parte de Barra Nova oferece apenas umas duas ou três opções de alimentação. Uma delas é a Pousada Recanto da Praia, que, além de oferecer hospedagem, também possui um restaurante.

Há ainda um pequeno manguezal que fornece uma ótima sombra. Mas como o espaço é pequeno, pode ficar apertado em um dia que houver muita gente por lá.

E fique atento ao seu lixo! Vi vááários copos, pratos e restos de embalagens voando das barracas vizinhas e caindo direto no rio. Consegui recolher alguns, mas o ideal é que cada um saiba que o vento pode levar esses materiais, então proteja-os bem para que não acabem voando por aí. Se virem alguma sujeira próxima, vá lá e recolha também – dê o exemplo cuidando do seu lixo e também do lixo do coleguinha.

Passeios de barco, bares e pousadas – mais infraestrutura em Barra Nova

A área próxima ao mar apresentada acima é mais isolada da infraestrutura de Barra Nova, mas uma outra parte do balneário está preparada para receber quem quer ficar sentado à sombra, sendo servido de petiscos e tomando aquela cervejinha.

A partir da praça de entrada de Barra Nova, siga pela direita e estacione logo na primeira rua a esquerda – se não tiver vaga, dá para parar na estrada e caminhar bem pouquinho. No final da rua, você chega às margens do Rio Mariricu, onde existem vários bares e restaurantes para você ficar por lá apreciando a bela vista.

Nessa área são ofertados alguns serviços de turismo. Os pedalinhos custam R$ 15 por meia hora (preço de fevereiro de 2017), há também passeios de barco pelo manguezal e para dentro do rio por apenas R$ 10, também meia hora – esse eu quero fazer um dia! – e ali você pode pegar um barco para te levar para a outra margem do rio, caso queira explorar mais a região. Se você gosta de pesca, veja por lá também algum passeio para realizar pesca oceânica.

Se a maré estiver baixa, dá para ir do mar até essa área dos bares a pé margeando o rio. Fizemos essa caminhadinha bem gostosa, onde vimos muita gente pescando e apreciamos um visual encantador. 🙂

Amou o lugar e quer ficar hospedado por lá? Opa, recomendamos! Algumas das pousadas que encontramos na região foram a Pousada e Camping Guedes, a Pousada Aruanã e a Pousada Aratu, além da Pousada Recanto da Praia, que citamos antes. Confira nos links as formas de contato com eles, pergunte sobre a infraestrutura e valores e faça sua escolha – o lugar vale.

Parada Trilha do Gambá – pastel, caldo de cana e trilha

Na estrada ES-010 que liga Guriri a Barra Nova há alguns sítios, casas de temporada para alugar e um empreendimento bem bacana de parar para conhecer e bater um papo, que é a Parada Trilha do Gambá.

A parada vende pasteis de vários sabores e caldo de cana. Ficamos um tempo lá batendo papo com o casal proprietário, e eles nos explicaram que estão tentando empreender com turismo na região – futuramente pretendem montar ali uma pousada e um restaurante. A região faz parte do Circuito Turístico Encantos do Cricaré, que abrange vários municípios do Norte do Espírito Santo.

Por ora, além dos pasteis e do caldo, eles possuem também uma trilha ecológica chamada justamente de Trilha do Gambá, que sai de sua propriedade e vai até a praia. Infelizmente, quando fomos conhecer a trilha, fomos cercados por uma nuvem um temporal de mosquitos. Eles nos explicaram que isso não é normal, que só estava assim devido às chuvas recentes.

Mas o pouco que vimos da trilha promete. Muito bem cuidada, com uma mata fechada e a promessa de avistarmos alguns animais silvestres, como papagaios e gambás. Vale a parada!

  • Marcelo Ribeiro

    Muito bom!. Barra Nova eu ainda não conheço, mas irei em breve. Belas fotos.

    • Obrigado, Marcelo! Reforço a sugestão de passar um fim de semana lá e realizar o passeio de barco. Abraços!

  • terracapixaba

    Que paraíso, heim João! Quero ir!!!