Morro do Moreno – conheça as trilhas e outras aventuras para se fazer por lá

Chegando em Vila Velha a partir da Terceira Ponte, lá está o Morro do Moreno no lado esquerdo, praticamente formando um portal de recepção junto com o morro da direita, onde fica o Convento da Penha. É um morro de aventuras, lazer e um dos melhores lugares para observar do alto Vitória e Vila Velha.

Morro do Moreno, em Vila Velha, visto da Ilha do Boi, em Vitória

Existem muitas maneiras de se curtir essa região, desde aproveitar as praias na base do morro até voar por cima dele. Vamos apresentar ao longo do texto as opções de atividades e esportes que o Morro do Moreno e seus arredores proporcionam – qual delas você vai escolher?

A grande maioria vai para o Morro do Moreno praticar caminhada e trilha e observar a vista lá do alto. Mas há também muita gente fazendo rapel, escalando as rochas, fazendo trilhas de bike, correndo morro acima para treinar ladeira e voando de parapente sozinho ou em voo duplo. Sem falar ainda do mar ao redor, que possibilita pesca, passeios de SUP, pegar uma praia e relaxar em uma piscina natural.

É muita coisa que esse morro oferece, então vamos por partes para apresentar tudo para vocês. Inclusive, vamos contar mais adiante como foi o rapel que fizemos por lá a convite do grupo Rapeleiros Capixabas.

Como chegar no Morro do Moreno

A entrada no Morro do Moreno se dá pela Praia da Costa, em Vila Velha. Vindo de carro, siga pela orla e observe as placas quando estiver próximo à Praia da Sereia. A placa na orla da Praia da Costa indicará para virar na R. Lúcio Barcelar – vire nessa rua, contorne o quarteirão e então siga a próxima placa indicando pegar a direita na R. Jofredo Novais. Ao fim da rua, vire à esquerda e a entrada do morro é na próxima rua à direita.

Início da estrada principal para subir o Morro do Moreno, na R. Xavantes

Essa indicação é para chegar na subida principal do morro, na R. Xavantes, mas há também outras duas trilhas alternativas que levam até partes distintas dessa estrada. Elas se iniciam no lado do morro voltado para Vitória, e espero escrever detalhes desses caminhos futuramente, pois ainda não passei por eles – assim que fizer, atualizarei aqui!

Para facilitar mais ainda, veja no mapa abaixo o caminho de como chegar na estrada de subida do Morro do Moreno, em amarelo. Também no mapa, veja a localização das principais atrações citadas ao longo deste texto.

As trilhas para subir o Morro do Moreno

Subir o Morro do Moreno é uma das caminhadas que eu mais recomendo na Grande Vitória, principalmente pela facilidade do acesso ao local. Lá tem trilha na mata, contato com a natureza, belas visões pelo caminho e um visual no topo incrível.

Os alunos do colégio Ceic, de Vila Velha, fizeram um ótimo trabalho criando um mapa que detalha as trilhas existentes e confeccionando placas que foram fixadas em três pontos ao redor do morro: na R. Xavantes, próximo à Praia do Ribeiro e outra próxima às instalações do Exército, embaixo da Terceira Ponte. Veja como ficou show!

Placa presente em alguns pontos do Morro do Moreno criada pelos alunos do colégio CEIC e que detalha as trilhas existentes no Morro do Moreno

O principal percurso até o topo se dá pela estrada acessível pela R. Xavantes. Além de permitir o acesso a pé, também é possível passar por lá de bicicleta, moto e carro 4×4, mas tenha atenção e vá devagar, pois a estrada é inclinada, de terra esburacada e há muitos pedestres por todo o trajeto.

A estrada principal para subir o Morro do Moreno tem tráfego de carros e bicicletas

Aproximadamente 300 metros do início da ladeira, em uma curva pavimentada e bem acentuada para a direita, há à esquerda o início de uma trilha que leva para o setor do morro conhecido como Testa da Macaca.

Início da trilha para chegar até o setor Testa da Macaca, no Morro do Moreno

Peraí… Macaca?

Caso você não saiba, o Morro do Moreno dá uma incrível ideia de uma macaca grávida! Veja só essa foto retirada do site dos Rapeleiros Capixabas:

Visão do Morro do Moreno da qual se vê o formato da macaca grávida, virada com a barriga para cima, e com a designação dos setores Testa, Boca e Barriga da Macaca. [Fonte: Rapeleiros Capixabas]
Além da Testa da Macaca, existem ainda os setores Boca e Barriga, que falaremos deles mais adiante.

A trilha para a Testa é bem pequena, coisa de 100 m, e está destacada no mapa mais acima. Basta entrar na trilha e seguir pela esquerda para subir na rocha. Lá do alto tem-se um visual bem próximo da Terceira Ponte, do Convento da Penha e do Canal de Vitória. Agora, imagina o pôr-do-sol visto desse local, com o sol caindo atrás das montanhas da Grande Vitória e refletindo seus raios no canal? Sim, dá para levar seu amor e facilmente curtir esse espetáculo. <3

Terceira Ponte vista do Setor Testa da Macaca, no Morro do Moreno

Voltamos para a estrada principal e continuamos a subida da ladeira.

100 m depois, outra trilha para a esquerda. Essa trilha passa ao lado do setor Boca da Macaca. Contudo, para chegar até a Boca é necessário escalar! Mais detalhes então fica para uma próxima, quando eu conseguir escalar além da minha cama. :/

Não tenho certeza onde a trilha dará, pois não cheguei a percorrê-la, mas imagino que leve até as residências que ficam voltadas para Vitória, próximo à R. Angelina Martins Leal, podendo ser então uma subida (ou descida) alternativa do morro. Não vou poder detalhar mais que isso – trabalho ainda a ser feito!

Continuando morro acima, a vista para Vitória começa a aparecer! Ao longe, vê-se o Mestre Álvaro, e pelo caminho a Praia de Camburi, a Ilha do Frade e a Ilha do Boi. À direita, o Porto de Tubarão (e as chaminés poluidoras da Vale) e, à esquerda, o Canal de Vitória com a Terceira Ponte.

Vista do Morro do Moreno com o Mestre Álvaro ao fundo e a Praia de Camburi e as Ilhas do Frade e do Boi mais à frente

Quase chegando lá no topo, na última curva, à esquerda há outra trilha, que leva para a R. Maria da Penha de Aguiar. Aqui parece que há umas duas trilhas, que se conectam, muito utilizada por praticantes de mountain bike. Fica também para projeto futuro explorá-las!

Quase no topo do Morro do Moreno tem-se essa visão do Porto de Tubarão

E vocês estão convidados a deixar nos comentários mais dicas sobre essas trilhas, caso as conheçam. 😉

Finalmente, depois de 1,3 Km de subida que você faz facilmente em coisa de 20 minutos, a depender claro do seu ritmo, o topo do Morro do Moreno!

Fiquei devendo falar também sobre a Trilha da Raiz, mas para essa tem uma seção só sobre ela logo adiante.

A visão do topo do Morro do Moreno

O pico do Morro do Moreno tem um platô que cabem diversas pessoas, onde ficam todos admirando a paisagem. Diversas antenas de comunicação estão instaladas por lá, e o vigia da área acaba aproveitando o movimento para vender bebidas e salgadinhos – até carrinho de picolé aparece lá em cima em dias de muito movimento!

Você também pode leva o seu cachorro para curtir a vista no alto do Morro do Moreno 😉

Lá do alto tem-se uma bela vista de toda a baía de Vitória, com as dezenas de navios aguardando atracar em algum dos portos da região metropolitana. Vê-se também o Farol de Santa Luzia, a casa oficial do Governo do Espírito Santo, a Praia da Sereia, a Praia da Costa, a Praia de Itapoã e as ilhas Pituã e Itatiaia.

Praia da Costa, Praia de Itapuã, e as ilhas Pituã e Boqueirão, vistas do alto do Morro do Moreno

E quando o vento é favorável, diversos praticantes de parapente sobem o morro com suas mochilas gigantes nas costas e alçam vôo! Se você está procurando um local para fazer parapente, procure por um instrutor homologado na Federação Capixaba de Vôo Livre e marque um voo duplo (que sai por volta de R$ 160).

Parapentes voando no topo do Morro do Moreno, vistos a partir do Setor Testa da Macaca

Nós ficamos só olhando o pessoal voando por cima das nossas cabeças em um festival de cores no céu!

A Trilha da Raiz no Morro do Moreno

A Trilha da Raiz é uma bela opção para subir o Morro do Moreno. Dá um gostinho de floresta no meio da zona urbana.

Você pode escolher se quer subir ou descer o morro por ela – indico subir e depois descer descansando pela estrada. Dá para levar crianças mais aventureiras, pois a trilha não é tão difícil.

Rua que dá acesso à Trilha da Raiz, ao lado da estrada principal de subida para o Morro do Moreno

Mas já adianto que há diversos pontos onde que é possível pegar o caminho errado. A dica é saber para onde estar indo. Se estiver subindo, mire o alto da pedra da Barriga da Macaca, após as raízes. Depois da Barriga, mire as antenas. Se estiver descendo, siga para a beirada da rocha em direção ao Convento e, depois da Barriga, siga pela direita ladeira abaixo. Pelo que eu pude perceber, na dúvida, é só voltar e tentar outro caminho.

Por isso, recomendo muito que vá acompanhado, de preferência em um grupo de três ou mais! Afinal, em uma área isolada, é sempre bom estar em grupo.

Mas vamos lá subir essa trilha. Chegando no morro pela estrada principal, a Trilha da Raiz começa numa rua sem pavimento logo à direita. É só seguir até o final dela e começar a desbravar o mato.

Trilha da Raiz, no Morro do Moreno

O começo é bem tranquilo, passando por umas pedras e subindo um pouco. Em alguns minutos vem a parte mais famosa da trilha: a rocha com várias raízes espalhadas sobre ela. Utilize-as para se agarrar e facilitar a subida.

As famosas raízes que ajudam a subir uma parte da Trilha da Raiz, no Morro do Moreno

Passando as raízes, continue subindo e mais à frente pegue a esquerda que sobe para a o alto da pedra da Barriga da Macaca. Atenção pois aqui dá para pegar o caminho errado! E chegando nessa pedra, chega-se no ponto que eu considero mais o difícil da trilha, que é apenas subir esse trecho. Basta ir se apoiando nas pedras com as mãos e seguir com cuidado.

Subindo com dificuldade a pedra do Setor Barriga da Macaca, na Trilha da Raiz do Morro do Moreno

Após essa pequena subida, dê uma parada e curta o visual do Setor Barriga da Macaca. De lá você tem uma bela vista da Praia da Costa e do Convento da Penha.

Visão panorâmica da Praia da Costa, do Convento da Penha e da pedra do Setor Barriga da Macaca, de onde desceremos de rapel

Continue a trilha indo para trás da pedra e pegando uma entrada para dentro do mato. Aqui é o outro ponto onde dá para confundir o caminho, mas na dúvida é só voltar e seguir por outro.

Visão panorâmica do Convento da Penha, da Terceira Ponte e do Canal de Vitória

Após sair do mato e chegar em outras pedras, siga de novo para dentro de uma trilha e vá em direção às antenas. Chega-se a um cercado, e então é só seguir para a esquerda e contorná-lo que você sairá em um corredor ao lado de uma casinha de alvenaria, chegando finalmente no topo do Morro do Moreno.

Contorne essa cerca ao redor das antenas, no alto do Morro do Moreno

Foi aproximadamente 1 Km de trilha, feita com tranquilidade em menos de 30 minutos, com paradas para apreciar a vista.

Gostaria de ser mais preciso nessas instruções, mas achei complicado conseguir explicar detalhadamente. Indo em grupo, eu não vejo problema em seguir tentando os caminhos. Aconselho ir em um final de semana sem chuva pois haverá mais gente na trilha para te ajudar a não se perder.

Praticando rapel no Morro do Moreno

Curtem fazer um rapel? Nós adoramos! A adrenalina dispara quando temos aquela visão do chão lá embaixo e ao mesmo tempo nada sob dos nossos pés.

Existem dois pontos no Morro do Moreno em que normalmente se pratica o rapel. Um é na Testa da Macaca e o outro é na Barriga da Macaca – nós falamos como chegar nesses setores mais em cima, confere lá.

No setor Testa da Macaca, você se sente mais próximo da Terceira Ponte e ela se torna imponente sobre você. Em um dos trechos de descida de rapel, são 20 m de negativo (sem contato entre você e a rocha) e depois mais 30 m de positivo (quando você fica em total contato com a rocha). O rapel termina na estrada ao lado do batalhão do exército, nos pés da ponte.

Já no setor Barriga da Macaca, é preciso passar pela Trilha da Raiz (ou descer a partir do pico do morro) e chegar no alto da rocha. No caminho quase chegando, você já terá noção do visual da descida: o Convento da Penha bem ao seu lado, o que permitirá excelentes fotos! São 27 m de descida, praticamente ela toda no negativo, sem nenhum contato com a rocha.

Nós descendo de rapel o Setor Barriga da Macaca, no Morro do Moreno

Fizemos o rapel a convite dos Rapeleiros Capixabas, e o Wagner e a Dayanna nos receberam muito bem. Todas as instruções de segurança foram passadas e então nos jogamos! O rapel pode ser feito por iniciantes sem problemas, basta ouvir atentamente, tirar as dúvidas antes e durante a descida e seguir o que for passado.

Olhe para baixo e curta a descida! 😉

Dá até para praticar o Beijo do Homem Aranha com seu amor! <3 – hoje estou inspirado XD.

Beijo do Homem Aranha <3

Ao chegar lá embaixo, há um pequeno trecho de trilha para voltar para o alto da Barriga, ou então você pode seguir para baixo e ir embora descendo pela Trilha da Raiz.

Vista da descida de rapel do Setor Barriga da Macaca, no Morro do Moreno

Uma excelente dica em qualquer rapel em grupo que você for fazer: se candidate a descer na frente logo que chegar, ou chegue cedo para pegar as primeiras senhas, porque se ficar sendo um dos últimos e tiver uma boa quantidade de pessoas, o tempo vai passando, a fome vai batendo, o sol vai descendo e o céu vai ficando escuro – e talvez até bata um vento bem frio, dependendo da época. Se isso acontecer, você terá a visão da sua própria descida prejudicada e corre o risco de não ter uma boa foto sua pela falta de iluminação. Então, mesmo que a empresa informe que a aventura irá começar às 14 h, não ache que é cedo e que dará tempo para o último descer com luz, pois estará sujeito a esses riscos – fique atento!

Siga acompanhando na agenda dos Rapeleiros Capixabas  onde serão os próximos eventos, que podem ser na Grande Vitória (Morro do Moreno ou Ilha do Boi), em cachoeiras (Matilde, Cachoeira do Palito, Cachoeira Alta, Cachoeira Vovó Lúcia e Furlan) ou no Ecoparque Pedra Azul Aventura, em Domingos Martins.

A turma que foi com a gente fazer rapel com os Rapeleiros Capixabas no Morro do Moreno

Os arredores do Morro do Moreno – praias e piscina natural

Para finalizar, vamos dar uma volta no Morro do Moreno e mostrar o que se tem para fazer no nível do mar. Você pode curtir esse contorno como quiser: a pé, de bicicleta ou com seu veículo motorizado.

Seguindo novamente pela Praia da Costa, vá até o final da Praia da Sereia e pegue a direita em direção ao Farol de Santa Luzia.

Próximo ao farol há uma praia em uma pequena enseada, com um trampolim e uma piscina natural que parece ser bem bonita e rende altas fotos no Instagram – é a Praia Secreta! O problema é o acesso a ela, já que um condomínio inacabado fechou os acessos com um muro – pode isso?? Próximo ao portão do farol eu vi uma porta no muro aberta, e parece que ali é o melhor acesso. Não fomos até lá por ser necessário passar por uma área particular, mas os sites Terra Capixaba e Capixaba na Estrada têm excelentes posts que mostram com detalhes essa praia! Um dia ainda vamos mergulhar por lá…

Voltando do Farol, vire em direção à Praia do Ribeiro. Essa praia é utilizada mais para pequenos barcos de pesca atracarem, mas é uma enseada bem bonita de se ver.

Praia do Ribeiro, na Praia da Costa, próxima ao Morro do Moreno

Olhando para a praia, pegue a esquerda e siga a ladeira para iniciar o contorno do morro. Mais à frente, dá para se ter uma bela visão da Praia do Ribeiro e da Ilha da Baleia.

Seguindo a estrada, logo adiante no canto direito há uma pequena descida para uma linda e pequena praia: a Praia do Bananal. Em frente à Ilha da Baleia, a água é calma e a faixa de areia é estreita, mas parece ser um ótimo lugar isolado para curtir o mar na Grande Vitória.

Praia do Bananal, nos pés do Morro do Moreno

Continuando, chegamos no Bar e Restaurante Pousada do Farol. Vale muito uma parada lá! Siga até os fundos dele em direção às pedras e tenha uma visão de Vitória e da Terceira Ponte de outro ângulo. Se estiver passando um navio grande então, será um espetáculo para as crianças e os adultos.

Entrada para o Bar e Restaurante Pousada do Farol, no Morro do Moreno

E é nesse local onde está a tão famosa piscina natural do Morro do Moreno. Na verdade, eu não aconselharia nem um pouco entrar nela, já que a água é a mesma do Canal de Vitória, mas vá por sua conta e risco. 😉

Piscina Natural do Morro do Moreno, atrás da Pousada do Farol

Nessa região, pegando as ruas mais para o alto do morro, estão as trilhas que também levam para o topo do Morro do Moreno, como foi citado mais acima. A subida pode ser feita a pé ou de bicicleta para os mais aventureiros.

O contorno continua com algumas vistas bem bonitas também da Terceira Ponte, da Ilha do Boi e do Convento da Penha, e finaliza em uma estrada de terra bem embaixo da ponte e ao lado do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Da Praia do Ribeiro até o pé da Terceira Ponte, são aproximadamente 2,5 Km.

Terceira Ponte e Mestre Álvaro vistos dos arredores do Morro do Moreno

***

E então, tem outra dica para passar sobre o Morro do Moreno e região? Alguma dúvida? Fique à vontade para usar a área de comentários!