Praia dos Padres, em Guarapari – uma das mais bonitas do Espírito Santo

4

A Praia dos Padres fica em Guarapari, e muitos a consideram a mais bonita do Espírito Santo – pra mim, ela está em segundo lugar no ranking, logo após a Praia das Castanheiras, em Vitória.

Praia dos Padres, em Guarapari
Praia dos Padres, em Guarapari

Mas gosto é gosto, né, e o que importa é que a Praia dos Padres é linda! Ela está em uma pequena enseada de águas transparentes, com mar calmo e espremida entre as praias de Meaípe e Bacutia, em Nova Guarapari. Bem escondida, mas nem por isso pouco frequentada – veja no final do post a nossa explicação de como chegar até lá.

Após estacionar o carro e iniciar a decida para as areias, avista-se um quintal gramado, com inclinações acentuadas e muitas árvores, o que dá uma linda vista já na entrada e que encanta ao vermos pela primeira vez.

Descida para a Praia dos Padres
Descida para a Praia dos Padres

A descida para a Praia dos Padres é feita por uma escadaria de tocos de madeira, e basta ir com cuidado e segurar no corrimão para não escorregar.

Chegando ao nível do mar, temos a areia da praia com duas divisões: uma área com muuuuita sombra, feita pelas castanheiras do local, e a parte mais próxima da água, com uma boa faixa de areia ensolarada.

Área de sombra na Praia dos Padres, em Guarapari
Área de sombra na Praia dos Padres, em Guarapari

A área com sombra é ótima, pois você pode se proteger do sol e abrir a sua farofada na hora do almoço – você não vai perder essa oportunidade de almoçar um franguinho com uma vista dessa, vai? Além disso, não há infraestrutura de quiosque no local, e o carrinho de picolé de vez em quando passa por lá. (Parece que existe, no alto do canto esquerdo da praia, uma casinha onde o morador prepara e vende petiscos, mas nós nunca fomos lá pedir.)

A nossa dica então é bem clara: leve lanche, almoço e bebidas e passe o dia na Praia dos Padres, curtindo uma alimentação saudável, e não dependa de algo que possa estar sendo vendido lá na hora.

Já fomos em um dia quente de Verão e vimos essa faixa de sombra lotada, mas, por incrível que pareça, a faixa de areia estava praticamente vazia! Mais um ponto então para a Praia dos Padres, que permite essa versatilidade de aproveitá-la.

As areias da Praia dos Padres
As areias da Praia dos Padres

Agora, se quiser ter uma bela visão de todo esse conjunto, indicamos você seguir pelas pedras à direita e ter o visual por completo da enseada. É possível ver toda a transparência da água e tirar lindas fotos. <3

Vista das pedras da Praia dos Padres - vale a pena subir lá para ter essa imagem!
Vista das pedras da Praia dos Padres – vale a pena subir lá para ter essa imagem!

E se a Praia dos Padres é meio escondida, o que dirá de uma praia que é, basicamente, acessível somente pela dos Padres? Vamos mostrar para vocês!

Pedras na lateral direita da Praia dos Padres
Pedras na lateral direita da Praia dos Padres

Pegue seu chinelo, tome cuidado com as partes molhadas (e escorregadias) e siga pelas pedras da direita. Além das lindas vistas, inclusive da Praia da Bacutia ao longe, após 10 a 20 minutos, depende do seu ritmo, e 600 m de caminhada, você chega em uma prainha isolada.

Prainha escondida acessível pela Praia dos Padres
Prainha escondida acessível pela Praia dos Padres

Com sorte, ela estará vazia! Aproveite um banho por lá também, onde há pedras e areia para você tomar sol, uma ou duas piscinas naturais, a depender da maré, e uma pequena enseada para relaxar nas águas do mar de Guarapari.

Prainha escondida acessível pela Praia dos Padres, com os prédios da Praia da Bacutia ao fundo
Prainha escondida acessível pela Praia dos Padres, com os prédios da Praia da Bacutia ao fundo

Mais abaixo, apresentamos no mapa o caminho que se faz desde a Praia dos Padres até essa outra prainha mais escondida.

Prainha escondida acessível pela Praia dos Padres - repare a piscina natural deliciosa que há por lá!
Prainha escondida acessível pela Praia dos Padres – repare a piscina natural deliciosa que há por lá!

Como chegar na Praia dos Padres, em Guarapari

A Praia dos Padres fica entre Nova Guarapari e Meaípe, a uns 8 Km do Centro de Guarapari e a uns 70 Km de Vitória, vindo pela Rodovia do Sol (sim, vale a pena sair da Capital e ir passar o dia por lá). O endereço mais preciso é Rua Onze, em frente ao número 160.

O mapa a seguir mostra a localização dos principais pontos ressaltados no texto.

Vindo de Vitória, o melhor caminho é pegar o Contorno de Guarapari, saindo após Meaípe. De lá, é só seguir para a esquerda em direção ao Centro por 2 Km, onde haverá, à direita, uma ladeira para a Pousada Enseada do Corsário.

Para a Praia dos Padres, pegue a rua à esquerda!
Para a Praia dos Padres, pegue a rua à esquerda!

Se estiver vindo de Guarapari, a ladeira para a Pousada Enseada do Corsário fica logo após a entrada para a Praia da Bacutia.

Suba pela pista mais à esquerda e em 250 m você verá um portão, também à esquerda, que é a descida para a Praia dos Padres.

Portão de descida para a Praia dos Padres
Portão de descida para a Praia dos Padres

Agora é só descer as escadas e aproveitar!

  • terracapixaba

    Sou extremamente apaixonado por essa praia! Amo demais! Ela é muito gostosa pra passar o dia, pra fazer churrasco, estar com a família… uma das coisas que mais gosto de fazer quando estou aí é mergulhar – dá pra ver vários peixinhos coloridos! E aquela praia escondida, é a visão do paraíso!!!

  • Mateus Vieira Machado

    Boa noite!
    Fiquei sabendo que está sendo cobrada entrada por ser uma praia particular. Cerca de R$30,00 por pessoa. Procede essa informação?
    Pretendo ir no dia 01/01/18. Se eu chegar as 08:30 consigo pegar a praia meio vazia? Rs

    • Olá Mateus! Perguntei para algumas pessoas que foram lá recentemente e não viram nenhuma cobrança. Não seria alguém cobrando estacionamento, caso alguém pare em um terreno particular? Ah, a praia não é particular! Nenhuma praia do Brasil é (exceto praias que o próprio governo restringe o acesso).

      O que poderia haver também é cobrança para passar pelo terreno particular por onde normalmente se acessa a praia, mas nem isso me relataram. Caso seja isso, há outras entradas alternativas, mas não sei como é o acesso (Veja no google maps).

      Sobre chegar lá dia 1o, chuto que às 8:30 a praia estará totalmente vazia! 🙂 Depois volta aqui e nos conta como foi a experiência. 😉