Rota do Lagarto – conheça a estrada mais charmosa do Espírito Santo

2

Um dos destaques da Região de Montanhas do Espírito Santo é a Pedra Azul, um lindo e enorme maciço de rocha que forma o cartão postal do município onde ela está localizada, Domingos Martins.

E passando ao largo da Pedra Azul está uma estrada conhecida como Rota do Lagarto. Ela começa na BR-262 e segue por 7 Km até a rodovia ES-164, que leva para Vargem Alta.

A Rota do Lagarto vista do Ecoparque Pedra Azul Aventura
A Rota do Lagarto vista do Ecoparque Pedra Azul Aventura

Se você não conhece a região, talvez se pergunte por que a rota tem esse nome. Dá só uma olhada abaixo no formato da Pedra Azul, visto da entrada da Rota do Lagarto.

A Pedra Azul e seu lagarto escalador
A Pedra Azul e seu lagarto escalador

Repararam o grande “lagarto” subindo a rocha? Essa formação similar a um réptil, além de dar nome à estrada, também explica um dos apelidos da Pedra Azul, a Pedra do Lagarto.

Ao longo da rota, vários empreendimentos e paisagens se destacam, dentre pousadas, camping, restaurantes, lanchonetes e serviços de turismo de aventura e ecoturismo. Ah, claro, a Rota do Lagarto também é a entrada para o Parque Estadual da Pedra Azul.

Continue lendo que nós iremos apresentar todas essas atrações para você nesse lindo destino da Região de Montanhas do Espírito Santo.

O mapa a seguir aponta os principais pontos destacados aqui no texto, para que você possa se localizar melhor.

Convidamos vocês para caminhar conosco do Km 0 até o 7, para ter uma noção de como é fazer o trajeto pela região. Depois, separamos as atrações por grupo, para passar com mais detalhes cada empreendimento – hospedagens, alimentação, ecoturismo e turismo de aventura.

Caso prefira, utilize o índice abaixo para ir direto ao ponto que te interessar mais.

Agora, prepare um babador e comece a programar seu próximo feriado ou suas próximas férias, porque essa região é sim de encantar! E ao terminar o texto, esperamos ter conseguido passar para vocês porque consideramos esta a estrada mais charmosa do Espírito Santo. 😉

Conhecendo a Rota do Lagarto, em Domingos Martins

Saímos de Vitória em uma manhã de sábado de outubro e fomos passar o fim de semana na Rota do Lagarto. Seguindo pela BR-262, chegamos na entrada da Rota do Lagarto em menos de 2 h.

O primeiro contato com a Rota do Lagarto já é com essa cena marcante da Pedra Azul e seu lagarto. Fica a sensação irresistível de seguir para dentro dessa estrada e explorá-la – não se reprima, pode ir em frente que não irá se arrepender. 😉

Vista para a Pedra Azul na entrada da Pousada Peterle, na Rota do Lagarto
Vista para a Pedra Azul na entrada da Pousada Peterle, na Rota do Lagarto

O complexo Peterle é o primeiro ponto que avistamos. Restaurante, lanchonete e três lojas de artesanato e agroturismo são uma boa parada inicial. O local tem estacionamento, então fica fácil de conhecer esses ambientes.

E logo ao lado está a Pousada Peterle, uma hospedagem com chalés, suítes com lareiras, piscina e uma vista linda da Pedra Azul. O local também oferta um café colonial aberto ao público, sendo uma opção para jantar na região.

Na outra calçada da Rota do Lagarto, está a Casa do Turista, um ponto de informações turísticas da região, com participação da Associação de Agroturismo do Espírito Santo e a Associação Turística de Pedra Azul.

A Casa do Turista, um centro de informações turísitcas na entrada da Rota do Lagarto
A Casa do Turista, um centro de informações turísitcas na entrada da Rota do Lagarto

Se você estiver procurando algo novo para fazer, pare lá e converse com o pessoal. Um grande mapa na parede mostra as principais atrações e vários folders apresentam opções de turismo de aventura, agroturismo, hospedagem e alimentação nos arredores.

Seguindo pela Rota do Lagarto, já dá para ter uma noção do charme dessa estrada. Um caminho apertado, cheio de curvas, cercado de natureza e onde se deve dirigir com muito cuidado devido às várias curvas. O pavimento também varia ao longo do caminho entre pedra, piso intertravado e asfalto, com nada de chão de terra.

Um detalhe de um trecho da pavimentação da Rota do Lagarto - estrada estreita e curvas fechadas
Um detalhe de um trecho da pavimentação da Rota do Lagarto – estrada estreita e curvas fechadas

Toda essa paisagem traz uma percepcção de ar puro, ambiente calmo e uma vontade de ficar por ali mesmo e não sair mais… <3

Com 1,5 Km, chega-se à porta da Pousada Pedra Azul, uma hospedagem cheia de atrações dentro dela mesmo: piscina térmica, quadra de tênis, rapel, trilha, lago e um fitness center. Um luxo de lugar para se estar! Ali também atua a Mistura Turismo e Aventura, realizando atividades outdoor, como rapel.

Em seguida, na beira da estrada e dentro de uma área coberta de árvores, constumam ficar uns vendedores de produtos locais, como geleias, flores e, principalmente, morangos. Que tal uma paradinha para dar uma olhada?

Vendedores de produtos da região na Rota do Lagarto
Vendedores de produtos da região na Rota do Lagarto

Continuando a Rota do Lagarto, a vista para a Pedra Azul começa a se tornar uma constante! Dali para frente serão só vontades extremas de querer parar para tirar fotos a todo momento na beira da estrada! Mas calma, pequeno gafanhoto, você terá muitas oportunidades seguras para estacionar e ter uma vista mais linda que a outra. 😉

E no Km 2 da estrada, chegamos a um dos principais pontos da Rota do Lagarto: a Cafeteria Portal da Pedra Azul e a portaria do Parque Estadual da Pedra Azul.

Cafeteria Portal da Pedra Azul, com uma linda vista para a Pedra do Lagarto
Cafeteria Portal da Pedra Azul, com uma linda vista para a Pedra do Lagarto

A cafeteria é uma atração em si. Primeiro pelo que é servido, já que um chocolate quente em um frio de Domingos Martins é difícil de resistir. Quase sempre paramos por ali para relaxar de alguma viagem e apreciar a vista. Além dos quitutes, o local também tem uma lojinha com artesanatos locais.

E é no estacionamento da Cafeteria Portal da Pedra Azul que se tem um dos principais pontos de fotografia da Rota do Lagarto! O gramado lota de gente fazendo suas fotos para registrar aquele momento. Reparem também o telhado com grama, para dar mais charme à região.

A portaria para o Parque Estadual da Pedra Azul é ao lado da cafeteria. O parque está aberto de terça-feira a domingo, das 8 h às 17 h, e possui duas trilhas autoguiadas. Uma delas inclusive leva para a grande atração do parque: as piscinas naturais. Como há um limite de pessoas que podem entrar no parque por dia, é bom chegar bem cedo para não ser impedido de entrar.

Piscinas naturais no Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins
Piscinas naturais no Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins

Nessa mesma região há também uma loja filial dos Chocolates Lugano, com delicías que surgiram em Gramado, no Rio Grande do Sul, a Pousada Recanto da Pedra, a hospedagem mais próxima da entrada do parque, e o primeiro ponto de saída da estrada, que leva para outras regiões de agroturismo da região, como plantações de morango, e para a vila de Pedra Azul.

Subindo a Rota do Lagarto, 400 m à direita está mais uma atração que incrementa o charme do local, o Fjordland Cavalgada Ecológica. O empreendimento possibilita fazer passeios a cavalo pela região em uma raça de cavalos norueguesa, a Fjord. A cavalgada ecológica pode durar até 1:45 h, e tem a possibilidade de fazer trilhas curtas e longas. Ali também é vendido o café orgânico Heimen, que você pode saborear no local, além de posuir outras atrações, como uma horta orgânica e um berçário de plantas medicinais.

Cavalos Fjord, a raça de cavalos da Fjordland, na Rota do Lagarto [Fonte: divulgação]
Cavalos Fjord, a raça de cavalos da Fjordland, na Rota do Lagarto [Fonte: divulgação]
Continuamos o passeio com mais belas vistas da Pedra Azul e chegamos, no Km 3, na Pousada Tre-Fiori. Do lado direito da rota, seus lindos chalés e apartamentos dão vista para a Pedra do Lagarto, e do lado esquerdo estão a cafeteria Tre-Fiori Café Expresso – um bom lugar para lanches -, a delicatessen Salumeria – funcionando dentro de um container e com vários produtos alimentícios importados – e o restaurante Don Due, que abre para o público para almoço e jantar e é uma das referências em gastronomia na região.

Restaurante Don Due, ao lado da Pousada Tri-Fiori, na Rota do Lagarto
Restaurante Don Due, ao lado da Pousada Tri-Fiori, na Rota do Lagarto

Logo depois, bem na metade do passeio, uma cabana de madeira abriga o antiquário Produtos da Terra, que vende peças antigas, quitutes regionais e artesanato local.

O passeio de quadriciclo do Ecoparque Pedra Azul Aventura, na Rota do Lagarto
O passeio de quadriciclo do Ecoparque Pedra Azul Aventura, na Rota do Lagarto

Do outro lado da via, um mesmo terreno é o centro do turismo de aventura da Rota do Lagarto. O Ecoparque Pedra Azul Aventura possibilita passeios de quadriciclo, rapel, escalada, trilha e paintball. Várias atividades no mesmo lugar, e tudo isso com a Pedra Azul de pano de fundo. Nós já fizemos um post sobre o Ecoparque, que você pode conferir aqui.

Ali também está a Café da Fazenda, uma cafeteria extremamente bem localizada para você tomar aquele chocolate quente nos dias frios de Domingos Martins, ou comer um delicioso bolo com café a qualquer hora do dia.

Café da Fazenda, uma das cafeterias da Rota do Lagarto
Café da Fazenda, uma das cafeterias da Rota do Lagarto

E finalizando o complexo, no mesmo local existe ainda um camping, o único da região, dois chalés e outras duas casas para hospedagem. Não tenha dúvidas que você nao encontrará, na Rota do Lagarto, preço nem próximo do que eles oferecem. Dê uma lida aqui no nosso post sobre o Ecoparque PA² e os serviços que eles oferecem para ter maiores detalhes.

O camping dentro do Ecoparque Pedra Azul Aventura, na Rota do Lagarto
O camping dentro do Ecoparque Pedra Azul Aventura, na Rota do Lagarto

O Km 4,5 nos reserva o Mirante da Rota do Lagarto, talvez o único ponto com recuo em toda essa estrada apertada. Ali é possível estacionar o carro e tirar fotos da Pedra Azul e também da Pedra das Flores, o morro que fica atrás de sua irmã mais famosa, mas que é mais alto – 1.822 m de altitude da Pedra Azul versus os 1.909 m da Pedra das Flores. Foram tantas vistas que nós acabamos esquecendo de parar justamente no mirante, então deixo com vocês uma foto mais próxima desses dois maciços rochosos que tiramos do Ecoparque.

A Pedra Azul e a Pedra das Flores, os morros vistos da Rota do Lagarto
A Pedra Azul e a Pedra das Flores, os morros vistos da Rota do Lagarto

Depois do mirante, rumamos para o trecho final do passeio. Passamos pela entrada de uma estradinha que deriva da Rota do Lagarto e leva, 1,5 Km para dentro, para a Toca do Lagarto – não confundir com a sua homônima Toca do Lagarto Bar e Choperia, que fica na vila de Pedra Azul. A Toca do Lagarto, que se denomina “A Original da Rota”, é um bar com petiscos, música ao vivo e vista para a Pedra do Lagarto.

Voltando para a rota, passamos pelo Chalé da Rota, outra opção de hospedagem com um clima bem gostoso, e em uma nova estradinha à direita, no último quilômetro, está a Pousada Vale da Mata, o restaurante Delícias de Portugal e a a fábrica de sorvetes Blú Gelatos, que vende seus produtos ali mesmo no local, mas você também pode encontrá-los mais à frente na Marietta Delicatessen e nas sobremesas do próprio Delícias de Portugal e do Don Due.

A vista da Pedra Azul próximo ao Chalé da Rota
A vista da Pedra Azul próximo ao Chalé da Rota

E na reta final da Rota do Lagarto encontramos um conjunto de empreendimentos diversos. Primeiro, o food truck Taruíra, com salsicha no estilo alemão, belisquetes e hambúrgueres.

Taruíra Food Truck, na Rota do Lagarto
Taruíra Food Truck, na Rota do Lagarto

Ao lado, a Da Tutte Mani, uma loja com produtos bordados artesanais para a sua casa, como almofadas e toalhas. A loja é um resultado do Institudo Jutta Batista da Silva (IJBS), que visa promover o desenvolvimento social de municípios da região serrana do Espírito Santo.

Da Tutte Mani, uma loja de bordados na Rota do Lagarto
Da Tutte Mani, uma loja de bordados na Rota do Lagarto

No mesmo lado da calçada, o próximo empreendimento é a Venda da Rota, uma lanchonete com diversos produtos de dar água na boca, incluindo refeições. Eles também vendem objetos de decoração e utensílios para casa, como pratos e xícaras.

Venda da Rota, com refeições e venda de produtos de decoração, na Rota do Lagarto
Venda da Rota, com refeições e venda de produtos de decoração, na Rota do Lagarto

Já do outro lado da Rota do Lagarto, temos o Tuia Gastronomia e Arte, uma casa de madeira aparentemente simples, mas que sua decoração e o gramado em frente com as mesas dá um toque excelente ao lugar, criando um ambiente bem agradável. O local serve pastéis, crepes, feijoada, cerveja, outros petiscos e tem a sua lojinha de artesanatos.

Vizinho do Tuia está a Marietta Delicatessen, que serve e vende embalagens de cafés, pães, bolos, geléias e outras delícias. O cafezinho de cortesia e o sorriso no rosto das atendentes completam o clima do lugar.

Marietta Delicatessen, com vários produtos deliciosos, na Rota do Lagarto
Marietta Delicatessen, com vários produtos deliciosos, na Rota do Lagarto

E, ufa, para finalizar, vamos fechar com uma atração de turismo de aventura. Na esquina da Rota do Lagarto com a Rota das Flores, a rodovia ES-164, está a Pedra Azul Ecotur, que aluga bicicletas para você dar uma volta pela região. Eles fornecem bicicletas tradicionais e elétricas, e o trajeto permitido inclui diversos quilômetros pela Rota das Flores e a ida até o Mirante da Pedra Azul, pela Rota do Lagarto. Uma excelente oportunidade para deixar o carro de lado e passear por essa estrada com mais atenção e contato com a natureza.

Pedra Azul Ecotur, onde você pode alugar bicicletas convencionais e elétricas para passear pela Rota do Lagarto e pela Rota das Flores
Pedra Azul Ecotur, onde você pode alugar bicicletas convencionais e elétricas para passear pela Rota do Lagarto e pela Rota das Flores

E aí, é ou não é um charme essa Rota do Lagarto? Ela tem cada empreendimento mais atrativo que o outro, com perfil e atmosfera únicos. A maioria dos lugares é sim com valores altos de produtos e diárias, mas você também encontra os lugares com preços mais em conta.

Confira a seguir a lista dos empreendimentos da Rota do Lagarto, organizados pelas atividades que eles disponibilizam, e com muitos detalhes para que você possa programar o seu roteiro e entrar em contato com eles em caso de dúvidas.

Hospedagens, pousadas e camping | Rota do Lagarto, Domingos Martins

Essas são as hospedagens que você irá encontrar na Rota do Lagarto, entre pousadas e chalés, além do único camping da região. Entre em contato antes para verificar se eles oferecem café da manhã ou alguma outra refeição.

Os valores das diárias que mostramos abaixo são os menores oficialmente divulgados pelos empreendimentos e referem-se a quartos dulpos em 2017, sujeitos a mudança e podendo surgir promoções ao longo do ano ou em sites afiliados.

Pousada Peterle

Pousada Pedra Azul

Pousada Recanto da Pedra

Pousada Tre-Fiori

Chalés e casas no Ecoparque Pedra Azul Aventura

  • Menor diária: R$ 200 (até quatro pessoas, mínimo de duas diárias)
  • Site oficial
  • Facebook
  • Instagram
  • Telefone: (27) 99533-3191
  • Email: reservas@pedraazulaventura.com.br
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 3,2

Camping no Ecoparque Pedra Azul Aventura

  • Menor diária: R$ 35
  • Site oficial
  • Facebook
  • Instagram
  • Telefone: (27) 99533-3191
  • Email: reservas@pedraazulaventura.com.br
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 3,2

Chalé da Rota

  • Menor diária: R$ 300 (mínimo de duas diárias)
  • Facebook
  • Instagram
  • Telefone: (27) 98142-5014, (27) 99792-5706
  • Email: chalepedraazul@gmail.com
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 6

Pousada Vale da Mata

Alimentação, restaurantes, cafeterias e lanchonetes | Rota do Lagarto, Domingos Martins

A gastronomia da Rota do Lagarto é maravilhosa! Nos empreendimentos do local, vocẽ vai encontrar desde um chocolate quente delicioso até um restaurante fino para jantar.

Os dias e horários de funcionamento são referentes a 2017, então, se já tiver passado muito tempo desde essa data, é bom dar uma conferida nos sites linkados ou entrar em contato com o estabelecimento antes para conferir se essas informações abaixo continuam válidas.

Ah, e vá prevenido com dinheiro no bolso, pois alguns estabelecimentos não aceitam cartão. Na dúvida, entre em contato antes.

Peterle’s Restaurante e Lanchonete

Café Colonial Peterle

  • Site oficial
  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor
  • Preço fixo para não hóspedes: R$ 45 (em 2017)
  • Horários de funcionamento: sexta a domingo e (alguns) feriados, das 15 h às 21 h
  • Telefone: (27) 99650-5058, (27) 99909-3100
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 0

Restaurante da Pousada Pedra Azul

  • Site oficial
  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor
  • Horários de funcionamento: todos os dias, das 12:30 h às 15:30 h e das 19:30 h às 22:30 h
  • Telefone: (27) 3248-1101
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 1,5

Cafeteria Portal da Pedra Azul

Chocolates Lugano Pedra Azul

Cafeteria da Fjordland Cavalgada Ecológica

  • Site oficial
  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor
  • Horários de funcionamento: vários horários, em geral das 8 h às 18 h – conferir no site ou ligar
  • Telefone: (27) 3248-0076 (27) 99836-3530
  • Entrada: R$ 5
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 2,2

Salumeria Delicatessen

Restaurante Don Due – antigo Don Lorenzoni Due

  • Site oficial
  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor
  • Horários de funcionamento: vários horários, em geral abre para almoço e jantar – conferir no site ou ligar
  • Telefone: (27) 3248-1352, (28) 99986-8964
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 3

Tre-Fiori Café Expresso

  • Horários de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 8 h às 18 h
  • Telefone: (27) 99895-6571
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 3

Café da Fazenda

  • Horários de funcionamento: finais de semana e feriados, das 9 h às 19 h
  • Telefone: (27) 99732-6045
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 3,2

Toca do Lagarto – A Original da Rota

  • Facebook
  • Telefone: (28) 99914-5724, (27) 99739-2851
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 5,5 + 1,5 Km

Restaurante Delícias de Portugal

  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor
  • Horários de funcionamento: vários horários, em geral abre para almoço de quarta a domingo e para jantar sexta e sábado – conferir no site ou ligar
  • Telefone: (27) 99729-5999
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 6,9 + 250 m

Sorveteria Blú Gelatos

  • Facebook
  • Instagram
  • Telefone: (28) 99900-0725
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 6,9 + 250 m

Taruíra Food Truck

  • Facebook
  • Horários de funcionamento: quarta a domingo, em geral abre a partir das 10 h ou 12 h e vai até às 22 h – conferir no site ou ligar
  • Telefone: (27) 99877-2799
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 7

Venda da Rota

  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor
  • Horários de funcionamento: sexta, sábado, domingo e feriados, das 9:30 h às 19 h
  • Telefone:
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 7

Tuia – Gastronomia e Arte

  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor
  • Horários de funcionamento: quinta a domingo, a partir das 10 h – para o horário de fechamento, conferir no site ou ligar
  • Telefone: (27) 99843-7503
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 7

Marietta Delicatessen

  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor
  • Horários de funcionamento: quarta a domingo, 9 h às 18:30 h
  • Telefone: (27) 3248-2370
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 7

Ecoturismo e turismo de aventura | Rota do Lagarto, Domingos Martins

Pensou em Domingos Martins, pensou em ecoturismo! E na Rota do Lagarto, o ecoturismo unido com o turismo de aventura é quem comanda. Veja a seguir as atrações dessas modalidades que você encontra próximo à Pedra Azul.

Os valores e os horários citados são os oficialmente divulgados pelos empreendimentos em 2017, sujeitos a mudança com o passar do tempo. Entre em contato com eles para obter informações mais atualizadas.

Mistura Turismo e Aventura

  • Atividades: rapel, tirolesa, escalada até o topo da Pedra Azul, cicloturismo
  • Valores: a partir de R$ 70
  • Site oficial
  • Facebook
  • Instagram
  • Horários de funcionamento: vários horários – entrar em contato para verificar
  • Telefone: (27) 99985 9387, (27) 99985-9387
  • Email: misturaturismoeaventura@gmail.com
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 1,5

Parque Estadual da Pedra Azul

  • Atividades: trilhas, escalada até o topo, banho nas piscinas naturais, vista panorâmica da região
  • Valores: gratuito
  • Site oficial
  • TripAdvisor
  • Horários de funcionamento: terça a domingo, 8 h às 17 h
  • Telefone: (27) 3248-1156, (27) 99846-3489
  • Email: pepaz@iema.es.gov.br, pepaz.iema@gmail.com
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 2

Fjordland Cavalgada Ecológica

  • Atividades: passeio a cavalo, visita a estábulo e horta
  • Valores: a partir de R$ 20
  • Site oficial
  • Facebook
  • Instagram
  • TripAdvisor
  • Horários de funcionamento: vários horários, em geral das 8 h às 18 h – conferir no site ou ligar
  • Telefone: (27) 3248-0076 (27) 99836-3530
  • Email: cavalgada@cavalgadapedraazul.com.br
  • Localização na Rota do Lagarto: Km 2,2

Ecoparque Pedra Azul Aventura

  • Atividades: quadriciclo, trilha, rapel, escalada e paintball
  • Valores: a partir de R$ 35
  • Site oficial
  • Facebook
  • Instagram
  • Horários de funcionamento: quadriciclo funciona em feriados, finais de semana e períodos de férias escolares, das 9 h às 17:30 h – para as demais atividades, entrar em contato para verificar disponibilidade
  • Telefone: (27) 99533-3191
  • Email: reservas@pedraazulaventura.com.br

Pedra Azul Ecotur

  • Atividades: passeio de bicicleta convencional ou elétrica com duração de 1:20 h
  • Valores: a partir de R$ 35
  • Facebook
  • Instagram
  • Horários de funcionamento: sexta à tarde e sábado e domingo, das 8 h às 18 h
  • Telefone:
  • Email: oraciobarcellos82@gmail.com

O que fazer nos arredores da Rota do Lagarto?

Que pergunta, hein? Muita, mas muuuuita coisa!

Bem próximo da Rota do Lagarto há uma grande diversidade de atrações do agroturismo local. Tem colheita de morango orgânico com degustação (Sítio Herança), queijos, massas e biscoitos (Sítio Uliana), plantas ornamentais (Mega Plantas), uma variedade de produtos produzidos do palmito (Sítio dos Palmitos) e várias outras atividades.

Consulte na Casa do Turista mais atrações e veja em um grande mapa a localização de todas elas.

Do outro lado da rua, na portaria da Pousada Peterle, é oferecido por eles, gratuitamente, um serviço que irá te guias a diversas atrações de agroturismo, e você pode acompanhar um grupo indo no seu próprio carro, ou pagar de R$ 20 a R$ 25 e ir de van. Consulte com a pousada as condições do passeio.

Continuando na pegada do agroturismo, bem próximo dali está o município Venda Nova do Imigrante, simplesmente o berço do agroturismo no Brasil! Veja nosso post especial sobre as atrações dessa região.

Na outra ponta da Rota do Lagarto, você pode pegar a estrada para a esquerda e seguir pela ES-164 (a Rota das Flores) em direção a Vargem Alta. Dirigindo por 20 minutos, a atração que você irá encontrar é a Cachoeira do Brother, uma enorme cachoeira dentro de uma propriedade particular. Veja mais detalhes em nosso post sobre lá. Aproveite e compre alguns produtos da Chácara Brother, como mel, doce de leite e os imperdíveis defumados! Sério, vale a pena!

No turismo de aventura, há ainda a Selva Sassiri, um local com uma enorme estrutura de arvorismo e tirolesa. E por falar em tirolesa, o Hotel Fazenda China Park é outro enorme complexo próximo com tirolesa, além de diversas outras atividades, como teleférico, chalés para se hospedar e parque aquático.

Campinho, o centro de Domingos Martins, está a 50 Km dali, e vale uma passada na Rua do Lazer para curtir aquele fim de tarde com comidas deliciosas. A cervejaria Barba Ruiva é outra, na entrada de Campinho, que você tem que conhecer, seja para almoçar, seja para curtir a noite por lá.

E o zoológico do Espírito Santo, já ouviram falar? O Zoo Park das Montanhas fica em Marechal Floriano, a 40 minutos da Rota do Lagarto, e pode programar a sua visita que você irá se encantar. Veja aqui como foi a nossa visita ao Zoo Park e aqui o nosso relato da experiência de dormir dentro do zoológico!

Finalizando, mas longe de conseguir listar todas as atrações nos arredores, Castelo é outro município cheio de atrações do ecoturismo. Lá fica o Parque Estadual do Forno Grande, a Gruta do Limoeiro e a Cervejaria Altezza. Já visitamos todos esses lugares, então pode clicar nos links e se deliciar com as lindas paisagens desses locais.

Como chegar na Rota do Lagarto

Para chegar na Rota do Lagarto, não tem erro. Ela começa próxima ao Km 90 da BR-262, que liga Vitória à Região das Montanhas Capixabas. Basta seguir pela rodovia e virar assim que você avistar a Pedra Azul e o seu lagarto, em frente ao Peterle’s Restaurante e Lanchonete.

O mapa abaixo ilustra bem esse trajeto, para você visualizar melhor o caminho.

  • Deivson Santana

    É um destino que tem tanta coisa para conhecer, sempre que vou á é uma surpresa diferente. A Tuia é um lugar encantador demais. O passeio de bikes é algo fora de série de tão bom que é. Tá bem completo esse post.

    • Deivson Santana

      ah, obrigado pelo link 😀